O inbound marketing é um modo de atrair mais clientes utilizando um conteúdo qualificado e relevante. Aqui, é o consumidor quem procura a sua empresa, e não o contrário. Isso porque, você pode utilizar as mais variadas ferramentas para conseguir disponibilizar um conteúdo atrativo, capaz de trazer o seu consumidor até a sua empresa.
Com um baixo custo e de fácil mensuração, o inbound marketing é uma das estratégias mais utilizadas para aumentar o engajamento, as vendas e a melhorar a imagem da sua marca perante o seu público consumidor nos meios digitais.
Com o uso do inbound marketing é muito mais fácil para a sua empresa conseguir leads que realmente estejam interessados em estabelecer algum tipo de negócio com você agora, ou futuramente.
Isso evita que a sua empresa perca tempo com uma base de contatos que não está interessada em fazer qualquer tipo de negócios com você. Assim, você evita o desperdício de recursos, tempo e dinheiro, podendo direcioná-los para contatos que já demonstraram um interesse pelo seu produto ou serviço.
Por explorar canais que facilitam o encontro entre empresa e consumidor, o inbound marketing é muito mais barato, além de ser mais facilmente segmentado e apresentar dados seguros e confiáveis que facilitam a mensuração e correção de eventuais erros das suas estratégias.
O inbound marketing apresenta, porém, uma maior demora em apresentar resultados expressivos, uma vez que é preciso que cada lead seja devidamente nutrido antes de ser convertido e fidelizado em um cliente.
Quer conhecer o marketing digital melhor antes de tomar qualquer decisão? Então vamos começar pelas estratégias. Qualquer plano de marketing digital é, normalmente, dividido em etapas: Conhecimento, Exploração, Tomada de Decisão, Compra e Engajamento. Cada uma delas se trata de um comportamento que os consumidores têm em comum durante todo o seu processo de compra. Essa jornada também é conhecida como Funil de Vendas.
É aqui onde o seu público reconhece que possui um problema e começa a procurar uma solução. Nesta etapa é necessária a criação de um plano que irá guiar toda a sua comunicação.
Aqui, é o momento em que é analisado o mercado, seu público alvo e fazer curadoria de conteúdo para ter boas práticas na criação e desenvolvimento de conteúdos inbound marketing.
Após a exploração do conteúdo, vem a parte de tomada de decisão. É a etapa em que é analisada estrategicamente quais temas e conteúdos são mais compatíveis com sua marca e seu público alvo.
Assim que definidos os temas e conteúdos, vem o momento da compra, é onde o seu público alvo toma uma decisão de compra através dos seus conteúdos de inbound marketing.
A compra só é feita quando o público alvo está altamente engajado. Para isso o inbound marketing com conteúdo de valor é extremamente importante, tendo em vista que engajar é fundamental para concluir a compra.