Inovação

Tendências existentes no mercado para 2020

O cenário de Data Analytics está assumindo cada vez mais importância dentro do mercado, afinal, a análise de dados possui a capacidade de revelar mais do que os olhos podem ver.

De fato, através desse tipo de análise acaba sendo possível descobrir um problema de maneira racional e detalhada, desenvolvendo então o método mais eficiente e eficaz para resolvê-lo.

Estar por dentro das tendências de algo tão importante quanto a Data Analytics é fundamental para que sua organização consiga assumir uma vantagem competitiva no futuro.

E para que você fique por dentro de cada uma dessas tendências, trouxemos elas até você neste conteúdo. Confira agora quais são as 10 Tendências de Data Analytics para o ano de 2020!

1 – O Deep Learning acabará se tornando a grande força de diversas empresas em 2020

O Deep Learning é considerado uma espécie de Machine Learning altamente importante para o mercado como um todo.

Isto porque ela possui como sua principal função o treinamento de computadores para que eles possam realizar tarefas naturalmente humanas, como por exemplo:

  • Reconhecimento de fala;
  • Identificação de imagem;
  • Previsões.

Este tipo de metodologia configura o computador para que ele se torne capaz de aprender sozinho através de parâmetros básicos e do reconhecimento de padrões.

Para que fique mais claro para você, basta pensar que estruturas como a Ciri (Assistente da Apple) e a Cortana (Assistente Microsoft) utilizam o Deep Learning em suas estruturas para performar mais.

Com o uso desse tipo de estrutura acaba sendo possível criar sistemas capazes de realizar trabalhos de assistência de maneira inteligente e barata. Tal coisa permite uma escalabilidade maior e uma redução de custos significativa em um médio/longo prazo.

2 – No cenário de Data Analytics para 2020 é natural que o AutoML ganhe muita importância

AutoML ou Automated Machine Learning se refere ao aprendizado de uma máquina sobre resolução de problemas do mundo real de uma maneira automática.

Isto é, não existe a necessidade de que um profissional se mantenha o tempo todo cuidando dessas questões básicas.

Uma vez que o AutoML seja aplicado em uma organização, torna-se possível liberar os profissionais responsáveis por essa área para cuidar de alguns aspectos mais importantes do negócio, que podem agregar mais valor ao produto final.

Em outras palavras, o AutoML é usado preferencialmente para reduzir custos, mantendo um padrão de qualidade constante.

Segundo grandes especialistas, a tendência é de que no ano de 2020 ele esteja ainda mais em foco.

3 – O Mercado passará a perceber que a Análise de Dados por si só é incapaz de promover resultados. A visão humana se fará cada vez mais essencial

Cada vez mais cria-se o entendimento de que a Visão Humana é essencial para a efetividade de uma estrutura de Data Analytics.

Por mais que os números sejam de suma importância e possuam a capacidade de revelar todo o tipo de coisa, é preciso compreender que eles por si só não serão suficientes para que uma organização atinja alguma vantagem competitiva.

Na verdade, a Análise de Dados só se transformará em uma vantagem para a organização a partir do momento em que ela for utilizada ao lado de uma visão humana.

Afinal de contas, por mais que máquinas sejam altamente eficientes elas não são capazes de utilizar os dados de uma forma criativa, fazendo conexões entre eles, aplicando-os a uma realidade específica e gerando novas ideias e abordagens a partir deles.

Sendo assim, no ano de 2020 a grande tendência é de que cada empresas invistam mais nos seus colaboradores, capacitando-os para extrair o máximo possível da Análise da Dados.

Desse modo é natural que uma organização consiga criar uma grande vantagem competitiva não somente neste ano, mas também em todos os anos que irão vir pela frente.

4 – Haverá uma adoção cada vez maior de Embeeded Analytics. Empresas que fizerem uso dessa tecnologia estarão um passo à frente

A Embeeded Analytics ou análise incorporada é a tecnologia projetada para tornar a análise de dados e a inteligência comercial mais acessíveis a todos os tipos de aplicativos ou usuários.

É por intermédio dessa análise incorporada fornecida em interfaces variadas que a tomada de decisão se tornará mais rápida e eficiente.

A fim de que o profissional ganhe essa velocidade de decisão, a Embeeded Analytics fornece dados tempestivos e de grande valor.

Não somente em 2020 mas também nos próximos anos, devemos ver um crescimento exponencial no uso desse tipo de análise e, portanto, é fundamental que você passe a ter mais atenção sobre este assunto.

5 – Utilização de Plataformas Padronizadas para Data e Analytics

São poucas as organizações que investem em Plataformas Padronizadas para Data e Analytics.

É preciso criar diferentes fontes de análise entre ambos os elementos para que seja possível obter uma visão mais clara sobre o assunto.

Quanto maior for o investimento nesse tipo de segmento e no desenvolvimento dessas plataformas e análises, maior tenderá a ser o retorno para essa organização em um futuro próximo.

Dado o contexto mercadológico, ignorar isso é inaceitável e pode representar uma grande perda de lucros futuros.

Dito isto, sugiro que você reflita cada vez mais sobre a possibilidade de padronizar plataformas para ambas estruturas e utilizá-las de maneira mais frequente dentro do seu negócio.

6 – Empresas tendem a investir cada vez mais no desenvolvimento de habilidades orientadas a dados, além de uma cultura de Análise de Dados.

Durante muito tempo a Análise de Dados foi submetida apenas a algumas questões específicas.

Porém, com o crescimento do mercado tecnológico e digital isto mudou completamente.

Desse modo, não somente profissionais de Data Analytics precisam ter um bom conhecimento sobre o assunto, como também diversos outros profissionais, nas mais variadas áreas.

Em um paralelo simples, podemos perceber que a capacidade de analisar e interpretar dados estatísticos se faz de suma importância dentro das ações de Marketing de uma organização.

Aliás, para saber um pouco mais sobre a Análise de Dados, KPIs e Métricas dentro de uma organização, confira nossos posts sobre o assunto.

Seja como for, é preciso que haja uma constante capacitação de colaboradores para que eles se tornem capazes de se desenvolver dentro do universo da Análise de Dados.

Isso só será possível com a criação de uma cultura voltada a dados, alimentada pela contratação de profissionais especialistas nessa área e o treinamento constante dos profissionais atuantes na empresa.

7 – Investimentos e Melhorias em Inteligência Artificial devem se tornar mais expressivos

O nível das IA atualmente é algo estarrecedor, mas saiba que estamos falando apenas do começo desse novo universo.

A tendência é de que no ano de 2020 o investimento em IA aumente significativamente. Para que você possa ter uma breve ideia, sugere-se que as equipes de dados invistam cerca de 70% a 90% do seu tempo para o desenvolvimento de melhores modelos de Inteligência Artificial.

Investir nesse tipo de tecnologia se transforma em uma grande possibilidade de ganhos já que a longo prazo ela resultará em uma economia muito grande, além de uma oportunidade de novos negócios.

Não é preciso muito para começar o seu próprio investimento nesse tipo de tecnologia. Na verdade, você pode começar a fazer isso mesmo com uma equipe muito pequena.

O que realmente importa aqui é começar a dar a Inteligência Artificial a atenção que ela realmente merece.

8 – Haverá um reposicionamento de empresas no que diz respeito a Inteligência Móvel

Milhares de empresas possuem um sistema de inteligência Mobile comprometido e completamente ineficiente.

Devido a uma necessidade de se colocar na vanguarda do mercado, diversas organizações entraram neste mercado sem nem ao menos saber o que estavam fazendo.
Agora, com estruturas deficientes e atrasadas essas empresas tendem a mudar seu posicionamento se apoiando nos dados obtidos nos últimos anos.

O que podemos esperar em 2020 é uma mudança radical em termos de inteligência móvel, com muitas empresas adotando práticas que nunca antes foram esperadas.

9 – Experience Management se tornará essencial para o crescimento de empresas

O gerenciamento da experiência é um esforço das organizações para medir e melhorar as experiências que eles fornecem aos clientes, bem como às partes interessadas, como vendedores, fornecedores, funcionários e acionistas.

No ano de 2020 poderemos ver como as organizações vão utilizar a Data Analytics para criar um Experience Management muito mais efetivo e poderoso.

Tudo isso derivará do desenvolvimento da IA.

Justamente por esse motivo é necessário que você tenha a consciência de interligar essas tendências e usá-las simultaneamente em seu negócio para desenvolver uma vantagem em relação ao resto do mercado.